noticias478 Seja bem vindo ao nosso site Visão Notícia!

Brasil

Especialista explica como funciona a Artroplastia de joelho e quadril

Considerado seguro e efetivo, o procedimento ajuda a aliviar as dores e recuperar a qualidade de vida

Publicada em 12/04/24 às 20:45h - 15 visualizações

Bia Bueno


Compartilhe
Compartilhar a noticia Especialista explica como funciona a Artroplastia de joelho e quadril  Compartilhar a noticia Especialista explica como funciona a Artroplastia de joelho e quadril  Compartilhar a noticia Especialista explica como funciona a Artroplastia de joelho e quadril

Link da Notícia:

Especialista explica como funciona a Artroplastia de joelho e quadril
Especialista explica como funciona a Artroplastia de joelho e quadril

Considerado seguro e efetivo, o procedimento ajuda a aliviar as dores e recuperar a qualidade de vida. De acordo com o Dr. Marco Aurélio Silvério Neves, ortopedista e traumatologista especializado em cirurgia de quadril e joelho, a maioria dos pacientes relata que a cirurgia e o pós-operatório foram mais tranquilos do que o esperado.

Uma pesquisa da empresa Pés Sem Dor, especializada em palmilhas ortopédicas, entrevistou mais de três mil brasileiros e constatou que 70,6% das mulheres e 65,3% dos homens ouvidos dizem sentir dores nos joelhos. Quadros que, comumente, levam as pessoas a buscar atendimento médico. Dependendo do caso, o profissional encaminha o paciente para procedimentos cirúrgicos ‒ entre eles, está a artroplastia.

O objetivo da artroplastia é substituir uma articulação danificada por uma nova articulação, constituída, no caso, por uma prótese composta de materiais metálicos ou plásticos. É o que explica o Dr Marco Aurélio S. Neves, ortopedista especialista em cirurgia do quadril e joelho.

"Trata-se de uma cirurgia indicada a pacientes cujos tratamentos não cirúrgicos, como medicamentos e aparelhos que auxiliam a andar, não surtem mais efeito. É um procedimento seguro e efetivo, que irá aliviar as dores, corrigir deformidades do membro prejudicado e ajudará a pessoa a retornar gradativamente às atividades normais", afirma o médico.

Como reforça o Ministério da Saúde, a artroplastia de joelho ajuda na recuperação dos movimentos que um indivíduo precisa fazer para sentar, andar, descer e subir escadas sem sofrer com as dores. A cirurgia, como muitas outras, exige alguns cuidados no pós-operatório.

As orientações do Ministério envolvem: realização de exercícios sob acompanhamento de um fisioterapeuta, evitar deitar sob o lado operado e manter elevada a perna que passou por cirurgia. Neves acrescenta também que há uso "de uma máquina chamada de CPM (sigla em português - Movimentação Contínua Passiva), que visa movimentar o joelho do paciente por meio de ações de dobrar e esticar".

Artroplastia de quadril

Além do joelho, a artroplastia pode ser realizada no quadril, em casos nos quais os danos na articulação estão relacionados a condições médicas como artrose, artrite reumatoide e fraturas graves, afirma Neves.

Assim como no caso da operação no joelho, o pós-operatório requer atenção por parte do paciente. "O tempo médio de recuperação total é de cerca de dois a três meses e varia em cada paciente. A fisioterapia começa enquanto a pessoa ainda está no hospital e continua em casa ou em uma unidade de reabilitação especificamente designada", esclarece o ortopedista.

Segundo Neves, a maioria dos pacientes considera que a cirurgia e a recuperação foram muito mais tranquilas do que o esperado. "Na verdade, nada é pior do que a dor e essa cirurgia é muito eficaz em aliviá-la e melhorar a qualidade de vida."

No entanto, nem todo caso de dor no quadril ou no joelho é necessariamente cirúrgico. Como afirma Neves, cabe ao médico solicitar exames, fazer a avaliação e alinhar expectativas com o paciente a respeito do procedimento. 

"É importante lembrar que a artroplastia do quadril é uma decisão séria e deve ser cuidadosamente discutida com um médico, levando em consideração os riscos e benefícios", conclui o ortopedista.

Sobre Dr. Marco Aurélio S. Neves

Dr. Marco Aurélio S. Neves, ortopedista e traumatologista, especializado em próteses de quadril e joelho.

Pioneiro no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.  Conta com especialização em Ortopedia e Traumatologia (2001) e em Cirurgia do Quadril e do Joelho (2002 e 2003), pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC – FMUSP).

O grande diferencial do médico são as bases tecnológicas aplicadas na prótese de joelho, o uso de guias customizadas feitas sob medida para cada paciente, por meio de impressão 3D, aumenta a precisão da cirurgia, otimizando os resultados. E na cirurgia de prótese de quadril, pioneiro na utilização da via anterior é a única que possibilita o método verdadeiramente não invasivo (AMIS), preservando músculos e tendões.

A realidade aumentada e a robótica para diminuir a agressão da cirurgia e permitir uma recuperação mais rápida também já são uma realidade. Um dos pioneiros no Brasil em técnicas avançadas para realização de cirurgias de prótese de quadril e de joelho.

Especializações em centros de referência em cirurgia ortopédica do mundo, entre eles: Presbyterian Hospital Plano (Texas, Estados Unidos, 2004), Hospital Jan Palfij (Gent, Bélgica, 2006), Clinic Dr. Decker (Munique, Alemanha, 2006), The Steadman Clinic (Vail, Estados Unidos, 2009), South West London Orthopaedic Center (Inglaterra, 2013), Le Centre Médico Chirurgical Paris V (Paris, França, 2015).

Para mais informações: www.drmarcoaurelio.com.br

Instagram: @drmarcoaurelio.ortopedia

Linkedin: marco-aurelio-silverio-neves



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (14)92000-2327

Visitas: 18493
Usuários Online: 20
Copyright (c) 2024 - Visão Notícia
Converse conosco pelo Whatsapp!