noticias340 Seja bem vindo ao nosso site Visão Notícia!

Brasil

Quero programar: por onde devo começar?

Confira as dicas na matéria

Publicada em 13/04/24 às 10:15h - 17 visualizações

Visão Notícia


Compartilhe
Compartilhar a noticia Quero programar: por onde devo começar?  Compartilhar a noticia Quero programar: por onde devo começar?  Compartilhar a noticia Quero programar: por onde devo começar?

Link da Notícia:

Quero programar: por onde devo começar?
Foto Internet Pexels  (Foto: Visão Notícia)

Quer aprender a programar mas não sabe por onde começar? Então o nosso conteúdo é ideal para você, pois preparamos algumas dicas que vão te ajudar a começar a programar de maneira muito mais prática e eficiente.

E com esses conhecimentos, você vai poder se especializar nessa área que segue em crescimento e que garante ótimas oportunidades de trabalho ao redor do mundo todo.

Então, quer programar mas precisa de ajuda para saber por onde começar? É só acompanhar até o final do conteúdo que preparamos para você!

Comece pelo início

Para quem quer programar, é essencial começar pelo início, ou seja, aprendendo o que chamamos de lógica da programação. Isso porque sem saber todos os mecanismos que englobam a programação como um todo, se torna muito mais difícil aprender uma linguagem de programação específica.

Ou seja, comece pelo início, aprendendo o que está por trás das linguagens de programação, de forma a facilitar o aprendizado de conteúdos mais complexos.

Defina seus objetivos

Após entender a lógica da programação, é preciso definir seus objetivos, ou seja, o que você quer alcançar ao aprender a programação. Quer aprender programação para se tornar um desenvolvedor de software? Um desenvolvedor de jogos?

Isso porque, com objetivos definidos, você consegue aprender as linguagens de programação e desenvolver suas habilidades de acordo com esses objetivos. Ou seja, você vai aprender exatamente aquilo que precisa para se tornar um profissional naquela área.

Comece estudando linguagens mais fáceis

Um dos maiores erros dos estudantes de programação iniciantes é começar a estudar sem saber exatamente do que se trata a linguagem que está estudando. E com isso, acaba começando por uma linguagem de programação avançada e muito mais difícil para quem não sabe exatamente nada sobre o assunto.

E isso faz com que muitos abandonem o estudo de programação justamente por isso. Então, comece estudando linguagens mais fáceis, mas lembrando de escolher essa linguagem de acordo com seus objetivos.

Faça cursos

Fazer cursos é uma ótima forma de começar a estudar programação pois é uma forma onde você pode aprender com quem já sabe do assunto, sem precisar depender apenas de livros técnicos e de vocabulário complicado.

Por isso, escolha um curso adequado para os seus conhecimentos de programação atuais, sem ter vergonha de ainda ser iniciante. Isso porque, com a ajuda de um profissional, você aprende de forma mais didática e simples para evoluir seus conhecimentos.

Além disso, você já deve saber que ter fluência em inglês pode facilitar muito na hora de aprender a programar, pois permite fazer cursos internacionais e ainda facilita o aprendizado das linguagens de programação.

Então, faça um curso de inglês online para tornar seu aprendizado de programação muito mais fácil e eficiente.

Pratique muito

Mesmo fazendo inúmeros cursos, tanto nacionais quanto internacionais, a grande questão da programação é que a maior parte das coisas você aprende por meio da prática. Então, pratique muito, diariamente, de forma a aprender literalmente na prática.

Isso porque, assim como se precisa de muita prática para aprender a tocar um instrumento, o mesmo acontece para quem quer aprender a programar em uma nova linguagem de programação.

Além disso, você pode participar de projetos pessoais, resolvendo algum problema pessoal por meio da programação, ou até participar de um grupo e criar um projeto coletivo.

Dessa forma, você ainda pode aprender com outras pessoas e até mesmo fazer networking enquanto trabalha nestes projetos.

Comece a montar seu portfólio

E a prática constante das suas habilidades ainda tem um outro grande benefício, que é poder montar o seu portfólio. Isso porque, na área de programação, o que realmente importa são os projetos que você fez e o que você sabe, não as certificações de cursos.

Tanto que, muitas vezes, as empresas nem olham para o currículo dos profissionais da área, e sim para os projetos que ele fez.

Então, participe de vários projetos em grupo, faça projetos individuais e monte seu portfólio, de forma a poder mostrar sua evolução e tudo que aprendeu ao longo do caminho.

Agora você já sabe por onde começar para aprender a programar. Então, que tal colocar tudo que aprendeu em prática e começar a estudar programação agora mesmo?





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (14)92000-2327

Visitas: 18455
Usuários Online: 12
Copyright (c) 2024 - Visão Notícia
Converse conosco pelo Whatsapp!